quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tecnologias assistivas

No processo de inclusão digital de deficientes na educação especial é preciso se levar em conta as diferentes deficiências dos mesmos - motoras, sensoriais, de comunicação e múltiplas deficiências. Nesse enfoque é preciso considerar não apenas as metodologias e técnicas,  como ser levada em consideração as ferramentas que permitem compensar déficits e necessidades com as chamadas tecnologias assistivas.

De uma forma geral, denominam-se tecnologias assistivas os equipamentos e recursos que permitem contornar déficit ou necessidade especial, embora abranjam a denominação também estudos, pesquisas e produtos visando a inclusão social e digital dos deficientes no modo de vida contemporâneo da sociedade.

Contribuem, portanto, para proporcionar maior independência, qualidade de vida e inclusão social, por meio de um suplemento, como por exemplo uma prótese, da manutenção à devolução das capacidades funcionais. Podem ser uma bengala, óculos, cadeiras de rodas ou sistemas digitais que permitam facilitar desde a expressão do indivíduo ao controle do ambiente.

Como área de conhecimento compreendem: recursos pedagógicos adaptados; comunicação alternativa; recursos de acessibilidade ao computador; recursos para atividades da vida diária; adaptações de jogos e brincadeiras; equipamentos para pessoas cegas e com baixa visão; equipamentos para pessoas surdas e com perda auditiva; controle do ambiente; adequação postural; mobilidade alternativa; órteses e próteses; projetos arquietetônicos para acessibilidade.

Saiba mais em publicação de:
. Santarosa, L. M. C. (2010). Tecnologias digitais acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação

Secretaria de Educação Especial /MEC:

Exemplo de tecnologia assistiva - DosVox
. "O Dosvox é um sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a computadores." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dosvox)


Nenhum comentário:

Postar um comentário